SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Germinação de sementes armazenadas de Belamcanda chinensis (L.) DCDuração do ciclo e danos por altas e baixas temperaturas em gladíolo em função da época de plantio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

JUNQUEIRA, Antonio Hélio  e  PEETZ, Marcia Da Silva. Sustentabilidade na floricultura brasileira: apontamentos introdutórios para uma abordagem sistêmica. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.155-162. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i2.1253.

O artigo visa à exploração introdutória do tema da sustentabilidade na floricultura brasileira, tanto no seu segmento de flores e folhagens de corte e envasadas, quanto no paisagismo. O estudo parte de revisão bibliográfica, coleta e interpretação de dados sobre o desempenho recente do mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil, com ênfase no papel desempenhado pela importação de material genético de espécies exóticas para a sustentação da atividade comercial no país. A partir desse fenômeno e da concentração produtiva e distributiva das flores e plantas no Estado de São Paulo (Holambra, Santo Antônio de Posse, Campinas, Atibaia e Mogi das Cruzes), discute a homogeneização nacional do gosto e dos hábitos de consumo e as exigências ecológicas para a adaptação de espécies exóticas. A pesquisa aponta, ao final, caminhos futuros para a investigação do potencial da exploração das espécies nativas em favor de melhores resultados para a sustentabilidade ambiental e socioeconômica do setor de floricultura e plantas ornamentais no Brasil.

Palavras-chave : sustentabilidade; plantas nativas; paisagismo ecológico; consumo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )