SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Duração do ciclo e danos por altas e baixas temperaturas em gladíolo em função da época de plantioBiorreator na micropropagação de abacaxi ornamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

GUILHERME, Frederico Augusto Guimarães et al. Arborização urbana em vias públicas de quatro cidades no leste de Mato Grosso do Sul (MS), Brasil. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.2, pp.174-181. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i2.1137.

O estudo da arborização urbana pode gerar grandes contribuições ao planejamento urbano, principalmente para cidades novas e com crescimento acelerado. Visando quantificar e qualificar a arborização urbana em Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, realizamos um levantamento das espécies arbóreas presentes em 30 quadras de cada cidade. Todas as árvores foram avaliadas quanto ao porte arbóreo, local do plantio, poda e estado físico de conservação. As espécies foram classificadas em nativas ou exóticas. Foram amostrados 3180 indivíduos e 89 espécies, com maior abundância de árvores nativas do Brasil (69%), embora a riqueza de espécies exóticas tenha sido maior (78%). Chapadão do Sul teve o maior número de indivíduos e Paranaíba, o menor. O índice de diversidade foi baixo para todas as cidades, especialmente por causa do grande número de oitizeiros (Licania tomentosa) registrados, totalizando mais da metade das árvores levantadas. O uso generalizado de uma espécie, como constatado para o oitizeiro nesse estudo, não é recomendável, pois reduz a diversidade e aumenta as chances de doenças e pragas em árvores no meio urbano. Entretanto, foi observado uma elevada incidência de espécies utilizadas na arborização urbana, sendo que aspectos de manutenção das árvores, como a poda, foram satisfatórios nas quatro cidades estudadas.

Palavras-chave : Licania tomentosa; arborização urbana no Brasil Central; silvicultura e paisagismo urbanos; árvores urbanas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )