SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Propagação vegetativa de Rhaphiodon echinus Schauer (Lamiaceae): efeitos do período de estaquia no enraizamento, disposição de estacas e concentrações de AIB para produção de mudasCaracterização morfofenológica de gengibre ornamental e seleção para uso paisagístico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

LINARES-GABRIEL, Ariadna et al. Alterações do solo e seu efeito no crescimento da heliconia. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.248-254. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i3.1252.

As Heliconias têm um grande potencial como flor de corte sendo importante o manejo adequado da cultura. Neste sentido, objetivou-se aplicar alterações ao solo (Biol e Polímero superabsorvente - SAP) e analisar o seu efeito sobre o crescimento de Heliconia psittacorum cv. Tropica. Foi realizado experimento usando o delineamento experimental completamente ao acaso, com quatro tratamentos e cinco repetições: SAP (1 g planta-1); Biol (planta de 20 mL-1) + SAP (1 g planta-1); Biol (planta de 20 mL-1) e um controle (sem aplicação). Foi cultivado um rizoma de 20 cm por vaso foram avaliados a altura da planta, número de folhas, área foliar e número de brotos. A análise de variância não mostrou nenhuma diferença estatística (p ≤ 0,05) entre os tratamentos para as variáveis altura de planta, área foliar e número de brotos; porém, obteve-se diferença significativa para a variável número de folhas p ≤ 0,05). Os melhores tratamentos foram Biol, SAP e Biol + SAP. Com a aplicação das alterações de biol e SAP, não foi possível aumentar a altura de plantas, a área foliar e o número de brotações de heliconia. Em relação à aplicação de SAP aos resultados não significativos em Heliconia, espera-se que tratamentos com SAP tenham um efeito melhor na estação seca.

Palavras-chave : flores tropicais; práticas agroecológicas; biol; polímeros superabsorventes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )