SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Pittosporum undulatum Vent.: subsidies to the control and managementCaladium cv. Florida sweetheart production at different planting depths and sowing dates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

SANTOS, Patrick Luan Ferreira dos  and  CASTILHO, Regina Maria Monteiro de. Germinação e desenvolvimento de plântulas de girassol ornamental em substratos. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.303-310. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i4.1152.

O girassol ornamental é uma cultura crescente nos últimos anos devido ao seu rápido retorno de investimento e expressiva representação no mercado de flores, e pesquisas referentes ao substrato ideal para produção de mudas é essencial para maximizar as informações para a cultura. Assim objetivou-se avaliar a germinação e desenvolvimento de plântulas de girassol ornamental em diferentes composições de substratos. O experimento foi instalado em casa de vegetação, onde foram postas para germinar, sementes de girassol tipo “Vicent's Choice”, em bandejas de poliestileno, em substratos acrescidos ou não de Adubo de Liberação Lenta (ALL) na dose de 2 g L-1. o delineamento experimental foi inteiramente casualisado sendo 4 tratamentos [T1- Carvão vegetal + casca de pinus + turfa + vermiculite expandida (1:1:1:1), T2- Fibra de coco + casca de arroz carbonizada + turfa + vermiculita expandida (1:1:1:1), T3- Carvão vegetal + casca de pinus + turfa + vermiculita expandida (1:1:1:1) + ALL, T4- Fibra de coco + casca de arroz carbonizada + turfa + vermiculita expandida (1:1:1:1) + ALL)] com 8 repetições de 8 sementes, totalizando 64 sementes por substrato. Avaliou-se: porcentagem, índice e tempo médio de germinação, teor de clorofila, comprimento, massa fresca e seca da parte aérea e da raiz. Observou-se que não houve diferença na porcentagem de germinação, porém, T2 e T4 promoveram emergência em menor tempo médio (3,19 e 3,46 dias, respectivamente) com maior índice de velocidade (2,43 e 2,25 respectivamente), ainda, T4 apresentou incrementos com mais de 50% de massa fresca e seca. Assim, conclui-se que o substrato T4 é o recomendado para germinação e desenvolvimento de girassol ornamental tipo “Vicent's Choice”.

Keywords : Helianthus annuus; adubo de liberação lenta; produção de mudas; vigor de sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )