SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Caladium cv. Florida sweetheart production at different planting depths and sowing datesAllelopathy of extracts of Cyperus rotundus and Oxalis latifolia on snapdragon seeds germination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

TOMIOZZO, Regina et al. Duração do ciclo e qualidade das hastes florais de gladíolo em três locais do Sul do Brasil. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.317-326. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i4.1237.

O objetivo neste estudo foi determinar a duração do ciclo em dias e os parâmetros quantitativos de hastes florais de gladíolo em função da data de plantio e do local de cultivo no Rio Grande do Sul/Brasil. Experimentos de campo foram estabelecidos entre 2014-2015 em três locais (Frederico Westphalen, Itaqui e Santa Maria). O delineamento experimental foi o de blocos completamente casualizados, com seis cultivares de gladíolo em três diferentes datas de plantio em cada local como tratamento. Foram avaliadas a mudança do estágio vegetativo para o reprodutivo, o comprimento da haste, comprimento da espiga e diâmetro da haste no ponto de colheita. Os dados foram analisados estatisticamente pela ANOVA e pelo teste de Tukey. Quando plantadas durante o final de julho e início de agosto, cultivares de ciclo precoce (‘Purple Flora’, ‘Rose Friendship’ e ‘White Friendship’) e intermediário (‘Green Star’ e ‘Jester’) produzem hastes florais de gladíolo dentro dos padrões desejados, além de possuir um menor ciclo de crescimento do que cultivares tardias (‘Gold Field’), sendo recomendadas para cultivo comercial no Sul do Brasil.

Keywords : Gladiolus x grandiflorus Hort.; local de cultivo; data de plantio; qualidade de haste.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )