SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Photoblastic and temperatures in the germination of cockscomb seedsFeasibility of Ivy (Hedra helix) for landscaping in Seoul, Korea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

MARTIN, Paula Garcia; TAVARES, Juliana Sala de Faria; MANGOLIN, Claudete Aparecida  and  MACHADO, Maria de Fátima Pires da Silva. Somaclones de mandacaru (Cactaceae) com alta divergência morfológica podem gerar novas variedades de cactos ornamentais. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.415-423. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i4.1256.

Somaclones de cactos mandacaru (Cereus peruvianus Mill.) com caules típicos e atípicos foram regenerados a partir do cultivo de calos. Uma vez que a relação genética entre estes somaclones ainda não foi investigada, o presente estudo empregou primers de microssatélites heterólogos para avaliar a diversidade genética dentro e entre os somaclones com fenótipos típicos e atípicos com alta divergência morfológica. O valor de identidade genética entre os somaclones foi alto (I = 0,929) e AMOVA mostrou maior variação genética dentro (96%) do que entre (4%) as amostras de somaclones. O polimorfismo nos locos microssatélites indicou altos níveis de heterozigosidades observada e esperada nos somaclones atípicos, presumivelmente com potencial alto de adaptação e como fonte de genótipos para a geração de novas variedades de cactos ornamentais. Por outro lado, a divergência genética baixa entre os somaclones típicos e atípicos é uma indicação promissora para o uso dos somaclones atípicos como fonte de compostos químicos de interesse comercial e industrial. As variações somaclonais que ocorreram no cultivo in vitro dos calos geraram subpopulações fenotipicamente diferenciadas com baixa divergência genética, porém com alta variabilidade genética, suficiente para recomendar os somaclones atípicos como fonte de genótipos para gerar novas variedades de cactos ornamentais e de plantas com novas características, necessários para a implementação de programas de melhoramento.

Keywords : micropropagação; cactos; Cactaceae; transferabilidade de microssatélites; diversidade genética.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )