SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Sensitivity of potted ornamental peppers to ethyleneVase life of floral and vegetative stems of Costaceae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

MATTOS, Drucylla Guerra et al. Amido e açúcares solúveis totais em pós-colheita de inflorescências de bastão-de-imperador. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.435-442. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v24i4.1205.

O estádio de abertura floral na colheita e o uso de técnicas pós-colheita, como o revestimento das inflorescências com cera de carnaúba, podem influenciar na manutenção da qualidade para comercialização. Assim, objetivou-se avaliar o conteúdo de carboidratos em inflorescências de bastão-do-imperador colhidas em dois diferentes estádios de abertura e tratadas com diferentes concentrações da cera de carnaúba. As inflorescências foram colhidas com brácteas semiabertas (brácteas basais iniciando seu processo de expansão) e abertas (brácteas basais totalmente expandidas e abertura das brácteas menores do interior da inflorescência) e receberam a aplicação de cera de carnaúba nas concentrações 0,75%; 1,5% ou 3,0%, além de um tratamento controle, sem aplicação da cera. Após o tratamento, as hastes florais foram mantidas a 16 e 21 ° C por 20 dias. Ao longo do período de armazenamento realizaram-se cinco amostragens de brácteas (brácteas externas e internas separadamente – em inflorescências abertas; brácteas externas e internas em conjunto – em inflorescências semiabertas), a cada três dias para avaliação dos teores de açúcares solúveis totais e amido. Os teores de açúcares solúveis totais e amido diferiram entre os diferentes tipos de brácteas coletadas e ao longo do período de armazenamento avaliado, podendo indicar uma remobilização de reservas. A concentração de 3,0% de cera de carnaúba proporcionou um maior teor de açúcares solúveis totais, entretanto esse teor não interfere na longevidade do bastão-do-imperador nos dois estádios de abertura floral avaliados.

Keywords : Etlingera elatior; longevidade; armazenamento; flores tropicais; biofilme.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )