SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Efficacy of vermicompost and/or plant growth promoting bacteria on the plant growth and development in gladiolusGladiolus as an alternative for diversification and profit in small rural property author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

MIKOVSKI, Andréia Izabel et al. Cultura de tecidos e técnicas biotecnológicas aplicadas em maracujá com potencial ornamental: uma revisão. Ornam. Hortic. [online]. 2019, vol.25, n.2, pp.189-199.  Epub Aug 12, 2019. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.14295/oh.v25i2.2036.

O setor de flores ornamentais vem crescendo ao longo dos últimos anos em todo o mundo com potencial expansao. Entre as plantas ornamentais, espécies de Passiflora vem ganhando espaço no mercado, principalmente nos países da Europa e América do Norte. Contudo, o uso destas espécies na ornamentação ainda é pouco explorado. A inclusão da flor do maracujazeiro, na lista de plantas ornamentais está relacionada às características peculiares da flor como sua estrutura complexa, capacidade de floração durante o ano todo e também pela abundância e exuberância das folhas, que em muitas espécies agrega valor ornamental. Entre as ferramentas biotecnológicas para a produção de plantas ornamentais, cultura de tecidos tem sido proeminente na clonagem de genótipos elite, com alta qualidade fitossanitária e produção em larga escala. Além disso, oferece possibilidades de produzir novas variedades com características peculiares ao mercado de plantas ornamentais. A diversidade de espécies silvestres abre perspectivas para o mercado e produção de cultivares de Passiflora ornamental.

Keywords : Biotecnologia; híbridos; micropropagação; Passiflora ornamental; poliploides.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )