SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Avaliação de paisagens projetadas e suas práticas de gestão em capitais selecionadas da NigériaFlores e jardins como contexto e potencial turístico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

SOUZA, Francisco Humberto Dübbern de; GUSMAO, Marcos Rafael; CAVALLARI, Marcelo Mattos  e  BARIONI JR, Waldomiro. Caracterização do potencial de gramíneas nativas para uso como gramados. Ornam. Hortic. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp.109-120.  Epub 11-Maio-2020. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.1590/2447-536x.v26i1.2067.

Desde há muito gramados têm sido cultivados em todo o mundo para o desempenho de grande número de funções. Os gramados brasileiros têm sido constituídos por um número reduzido de espécies e de cultivares. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estimar potencial de uso como gramados apresentados pelos membros de uma coleção de acessos de espécies nativas de Paspalum e de Axonopus (Poaceae). As seguintes características foram avaliadas: altura máxima de crescimento vertical, velocidade de cobertura do solo, velocidade de rebrote, produção de massa seca, qualidade ornamental, resistência à invasão de plantas daninhas e demanda por podas. Vários acessos apresentaram características básicas desejáveis e podem, portanto, ser incluídos em diferentes programas de desenvolvimento de cultivares destinadas a ampla variedade de usos como gramados. Os resultados apresentados e discutidos nesse trabalho representam uma constatação experimental do potencial da flora brasileira em oferecer plantas para uso como gramados reforçam a importância dos recursos genéticos nativos e contribuem à continuidade das pesquisas voltadas ao desenvolvimento deste tipo de cultivares no Brasil.

Palavras-chave : Paspalum; Axonopus; Poaceae; recursos genéticos; paisagismo; grama.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )