SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Heterosis and genetic diversity in the crossings of gladiolus cultivars Amsterdam and White ProsperityExperimental evaluation of the thermal and hygrometric behavior of a Colombian greenhouse used for the production of roses (Rosa spp.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

VILLAGRAN, Edwin  and  BOJACA, Carlos. Análises do desempenho microclimático de uma estufa utilizada para produção de cravo (Dianthus caryophyllus L.). Ornam. Hortic. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp.190-204.  Epub July 15, 2020. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.1590/2447-536x.v26i2.2150.

A produção de cravos na Colômbia, o principal exportador mundial, é realizada inteiramente em estufas agrícolas com ventilação natural. Neste tipo de estrutura, estão presentes condições microclimáticas não homogêneas, que afetam negativamente o crescimento e desenvolvimento dos cultivos, razão pela qual esta questão tem sido de grande interesse de pesquisa nos últimos anos. O objetivo foi determinar o desempenho microclimático de estufa agrícola com ventilação natural de tipo espacial utilizada na Colômbia para a produção de cravo. A abordagem experimental incluiu a coleta de dados meteorológicos no ambiente externo através de uma estação meteorológica e no interior da estufa através de uma grade de 40 sensores uniformemente distribuídos em um plano horizontal. O processamento de dados para determinar a variabilidade espacial da temperatura, umidade relativa e déficit de pressão de vapor (VPD) foi feito usando técnicas geoestatísticas e prevendo estas variáveis em pontos não amostrados através do método de Kriging comum. Os principais resultados obtidos permitiram determinar que as condições geradas dentro da estufa não são as ideais recomendadas para a produção de cravos e que, além disso, o desempenho das variáveis estudadas mostra uma distribuição heterogênea, obtendo variações espaciais no perfil horizontal avaliado para o período noturno de 0,5 °C, 9,1% e 1,5 kPa e para o período diurno de 7,2 °C, 42,6% e 1,5 kPa para a temperatura, umidade e VPD, respectivamente.

Keywords : heterogeneidade climática; previsão; Kriging; temperatura; umidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )