SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Analysis of the microclimatic behavior of a greenhouse used to produce carnation (Dianthus caryophyllus L.)QR Code technology in a sensory garden as a study tool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

VILLAGRAN, Edwin  and  BOJACA, Carlos. Avaliação experimental do desempenho térmico e higrométrico em estufa colombiana utilizada para a produção de rosas (Rosa spp.). Ornam. Hortic. [online]. 2020, vol.26, n.2, pp.205-219.  Epub July 15, 2020. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.1590/2447-536x.v26i2.2149.

O desempenho espacial das variáveis ambientais envolvidas na produção de rosas é um dos fatores de maior interesse atual no setor ornamental colombiano. O objetivo deste trabalho foi a avaliação de uma estufa passiva através de uma abordagem experimental que incluiu a captura e registro de dados através de uma rede de 40 sensores uniformemente distribuídos dentro da estufa. O processamento de dados foi feito através da aplicação de técnicas geoestatísticas que permitiram a obtenção de gráficos de contorno para 5 níveis de intensidade de radiação. Os resultados da análise exploratória mostraram que o desempenho da temperatura, umidade relativa e déficit de pressão de vapor não são os mais adequados para a produção de rosas, principalmente para as condições do período noturno em que a temperatura apresentou valores abaixo de 12,5 °C, a umidade relativa estava acima de 90% e o déficit de pressão de vapor estava abaixo de 0,1 kPa. Por outro lado, na análise estrutural, o modelo circular do semivariograma teórico foi o que apresentou o melhor grau de ajuste em relação aos dados experimentais, encontrando que existe uma forte dependência espacial para as variáveis estudadas. A previsão dos pontos não amostrados foi feita através do método de kriging ordinário, encontrando que existem gradientes horizontais de temperatura e umidade relativa dentro da estufa que aumentam de magnitude de acordo com o nível de radiação, atingindo valores de 6.1 °C e 30.4%.

Keywords : geoestatística; microclima; kriging; variabilidade espacial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )