Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM DIÁRIOS DE CLASSE EM SINOP-MT (1979-2009)

PRACTICES AND REPRESENTATIONS OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN DAILY LESSON PLANNERS IN SINOP-MT (1979-2009)

RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo identificar características das aulas de Educação Física da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop, MT, registradas nos diários de classe entre o período de 1979 e 2009. Para tanto, realizou-se uma pesquisa histórica, do tipo documental, identificando as principais descrições nos diários de classe de turmas de Educação Física. Constatou-se que houve evolução no desenvolvimento das aulas, mas esta se apresentou em menor escala quando comparadas a evolução conceitual da área, visto que é notório o descompasso entre novos debates e propostas e o que ocorreu durante o período histórico estabelecido. Foi possível ainda, identificar fortes ranços tecnicistas nas práticas descritas.

Palavras-chave:
Educação Física; Diários de classe; História

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br