SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27INFLUÊNCIAS DO SEXO NA ATENÇÃO E NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORASPROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO ATHLETE BURNOUT QUESTIONNAIRE PARA USO EM ATLETAS JOVENS BRASILEIROS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

KEULEN, Guilherme Eugênio van et al. INFLUÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO UTILIZANDO A PRÁTICA VARIADA E EM BLOCOS NO DESEMPENHO DAS HABILIDADES DE CONTROLE DE OBJETOS. J. Phys. Educ. [online]. 2016, vol.27, e2707.  Epub 11-Ago-2016. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2707.

Baseado no Efeito da Interferência Contextual (EIC), investigou-se a influência de uma intervenção motora no desempenho das habilidades de controle de objetos. Participaram 60 crianças de seis e sete anos, alocadas em três grupos: prática randômica (GR), prática em blocos (GB), grupo controle (GC). As habilidades foram testadas com o Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2). O delineamento experimental incluiu os períodos: pré-teste, sessões práticas (12), pós-teste. Da intervenção participaram, GR e GB. A análise descritiva demonstrou desempenho adequado das crianças, conforme o TGMD-2. No pós-teste, o teste de Kruskal-Wallis detectou diferença significativa entre grupos. O teste de Mann-Whitney indicou que GR foi superior a GB. Na análise intragrupos o teste de Wilcoxon mostrou melhora significativa em GR (p = 0,0004) e GB (p = 0,004). Conclui-se que a intervenção melhorou o desempenho motor das habilidades de controle de objetos, e GR apresentou o melhor desempenho no pós-teste.

Palavras-chave : Crianças; Desempenho motor; Intervenção motora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )