SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE RELATION OF THE STUDENTS WITH KNOWLEDGES IN PHYSICAL EDUCATION CLASSESANALYSIS OF THE BRAZILIAN CHAMPIONSHIP FIRST DIVISION PERFORMANCE BETWEEN 2003 AND 2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

GONCALVES, Gabriel Henrique Treter; KLERING, Roberto Tierling; AIRES, Hannah  and  BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. CONTRIBUIÇÕES DA COMPETIÇÃO DE TÊNIS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE CRIANÇAS. J. Phys. Educ. [online]. 2016, vol.27, e2738.  Epub Feb 02, 2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2738.

Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.

Keywords : Tênis; Esporte; Educação..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )