SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27SEDENTARY BEHAVIOR AT LEISURE TIME AND ITS ASSOCIATION WITH PHYSICAL ACTIVITY IN SCHOOL CONTEXT OF CHILDREN IN SOUTHERN BRAZILPACING STRATEGY IN SPEED SKATING: INFLUENCE OF THE GENDER AND RACE'S PERFORMANCE LEVEL IN 1500-M DISTANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

TAGUSARI, Fernando Ikeda; SANTOS, Fernando Garbeloto dos  and  TANI, Go. ANÁLISE DA COMPLEXIDADE DAS TÉCNICAS DE TE WAZA DO JUDÔ PERTENCENTES AO GOKYO. J. Phys. Educ. [online]. 2016, vol.27, e2756.  Epub Mar 20, 2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2756.

Assumindo que o Gokyo é um guia que orienta o processo de ensino das técnicas do Judô, é razoável deduzir que ele deve ser organizado seguindo uma ordem crescente quanto à complexidade das técnicas entre as séries. Baseado no conceito de complexidade da tarefa da área de aprendizagem motora, o presente estudo tem como objetivo analisar as técnicas de Te waza do Gokyo para verificar se elas estão organizadas na ordem crescente de complexidade. A complexidade foi conceituada como a quantidade de componentes e suas interações. A escolha dessas técnicas foi baseada na sua distribuição mais homogênea entre as séries do Gokyo. O resultado encontrado foi que 66% das técnicas de Te waza do Gokyo estão organizadas de acordo com a ordem crescente de complexidade definida pela aplicação dos critérios da área de aprendizagem motora.

Keywords : Judô; Aprendizagem motora; Complexidade..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )