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Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

BRUSCHI, Marcela et al. A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: CIRCULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS NA DÉCADA DE 1930. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2802.  Epub 25-Maio-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2802.

Analisa as práticas de ensino e os saberes em circulação na formação de professores na Escola de Educação Física do Espírito Santo na década de 1930. Opera com o conceito de lutas de representações e com as possibilidades metodológicas do paradigma indiciário. Como fontes, utiliza os documentos do Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Cefd/Ufes). Na Escola de Educação Física do Espírito Santo, o objetivo era habilitar o professorado capixaba a trabalhar com o Método Francês nas escolas estaduais, para tanto, aos alunos eram ensinados as novas teorias e as novas práticas do Regulamento nº 7 de Educação Física. Apesar da presença dos militares na organização e funcionamento da escola, os indícios deixados nos documentos não sinalizam a intenção de militarizar e tornar mais esportiva as aulas, mas o trato pedagógico com os conteúdos de ensino.

Palavras-chave : Educação Física; Espírito Santo; Formação docente.

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