SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CONCORDÂNCIA ENTRE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL, EM IDOSOS ATIVOS.ESCALA BALBINOTTI DE MOTIVAÇÃO DE PERSPECTIVA FUTURA PARA ATLETAS (EBMPFA-15): EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM BASE NA ESTRUTURA INTERNA E PRECISÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

CHAGAS, Thaysa Passos Nery et al. IMPACTO DA REPOSIÇÃO HÍDRICA COM ÁGUA DE COCO SOBRE O ESTADO DE HIDRATAÇÃO E CARDIOVASCULAR DRIFT DURANTE O EXERCÍCIO. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2804.  Epub 25-Maio-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2804.

O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto da reposição hídrica com água de coco sobre o estado de hidratação e cardiovascular drift durante o exercício. Treze voluntários do sexo masculino realizaram três sessões de exercício em cicloergômetro, submetidos a formas distintas de hidratação: grupo sem água (SA); grupo com água (CA); e grupo água de coco (CAC). O estado de hidratação foi determinado por alterações percentuais na massa corporal (∆ %MC) e urina. A frequência cardíaca (FC) foi registrada para avaliar o cardiovascular drift. Houve um aumento significativo da desidratação no grupo SA (∆ %MC = - 1,43 ± 0,15), comparado aos grupos CA (∆ %MC = - 0,68 ± 0,15) e CAC (∆ % MC = - 0,70 ± 0,19). O grupo SA demonstrou aumentos significativos da FC comparado aos outros grupos. Conclui-se que a água de coco favoreceu a hidratação e a redução da FC, evitando o cardiovascular drift, mas com impacto similar à água.

Palavras-chave : Desidratação; Exercício; Frequência Cardíaca..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )