SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ESCALA BALBINOTTI DE MOTIVAÇÃO DE PERSPECTIVA FUTURA PARA ATLETAS (EBMPFA-15): EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM BASE NA ESTRUTURA INTERNA E PRECISÃOA INFLUÊNCIA DE PLATEIA SOBRE O DESEMPENHO SENSORIOMOTOR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

SCHRAMM, Fernando Fracalossi; BASTOS, Luiz Fernando Valverde  e  MAINENTI, Míriam Raquel Meira. ATLETAS DE PENTATLO MILITAR FEMININO COM MELHOR COMPOSIÇÃO CORPORAL APRESENTAM MELHOR DESEMPENHO NA MODALIDADE. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2806.  Epub 29-Jun-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2806.

RESUMO: Com a recente ampliação do público feminino nas forças armadas, cresce a necessidade de estudos sobre a seleção e o treinamento das atletas militares brasileiras. O objetivo do estudo foi determinar as características antropométricas das atletas de Pentatlo Militar da equipe do Exército, e identificar quais variáveis estão presentes nas atletas de melhor desempenho na modalidade. Foram coletados os dados antropométricos e de desempenho atlético (seletiva para os 6º Jogos Mundiais Militares 2015) de cinco atletas de Pentatlo Militar do Exército e foram realizadas análises de grupamentos (Cluster). Foi observada a existência de dois grupos quanto à composição corporal: o formado pelas atletas com os maiores valores de massa livre de gordura e circunferência muscular do braço, bem como menores valores de soma de dobras cutâneas e percentual de gordura, pertenciam ao grupo de melhores atletas quanto a rendimento nas provas. Esse comportamento não foi observado para dimensões corporais.

Palavras-chave : Rendimento; Gordura subcutânea; Tamanho corporal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )