SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ATLETAS DE PENTATLO MILITAR FEMININO COM MELHOR COMPOSIÇÃO CORPORAL APRESENTAM MELHOR DESEMPENHO NA MODALIDADEPROGRAMA FÍSICO DE EQUILÍBRIO: VARIÁVEIS ASSOCIADAS ÀS QUEDAS EM IDOSOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

RIBEIRO, Simara Regina de Oliveira et al. A INFLUÊNCIA DE PLATEIA SOBRE O DESEMPENHO SENSORIOMOTOR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2807.  Epub 29-Jun-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2807.

O presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais.

Palavras-chave : Análise e desempenho de tarefas; Estresse psicológico; Ansiedade..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )