SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A INFLUÊNCIA DE PLATEIA SOBRE O DESEMPENHO SENSORIOMOTOR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSPERCEPÇÃO DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA SOBRE AS LUTAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

GONCALVES, Andréa Kruger et al. PROGRAMA FÍSICO DE EQUILÍBRIO: VARIÁVEIS ASSOCIADAS ÀS QUEDAS EM IDOSOS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2808.  Epub 29-Jun-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2808.

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa físico de equilíbrio em variáveis associadas às quedas em idosos. Participaram do programa 17 indivíduos com média de idade de 75,73 anos. Foram utilizados os testes de apoio unipodal (AU), TimedUpand Go (TUG), alcance funcional (AF), força (FMI), flexibilidade de membros inferiores (FLEXMI) e o questionário FES-I. Para a análise dos dados utilizou-se o teste de Wilcoxon (p≤0,05) para comparação entre os dois momentos de avaliação. Para a análise da classificação dos testes de equilíbrio utilizou-se cálculos de distribuição (frequência e percentual) dos períodos pré e pós-treinamento. Os resultados apontaram mudança estatística significante entre o período pré e pós-treinamento nas variáveis AU, TUG e FLEXMI. A classificação dos resultados indicou melhora no pós-teste, havendo assim uma tendência na melhora do equilíbrio após o treinamento, auxiliando na prevenção de quedas.

Palavras-chave : Idoso; Equilíbrio postural; Acidente; Quedas..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )