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Journal of Physical Education
versão On-line ISSN 2448-2455
Resumo
RODRIGUES, Alba Iara Cae; BAIAO JUNIOR, Arlindo Antonio; ANTUNES, Marcelo Moreira e ALMEIDA, José Julio Gavião de. PERCEPÇÃO DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA SOBRE AS LUTAS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2809. Epub 29-Jun-2017. ISSN 2448-2455. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2809.
O objetivo desse estudo é conhecer a percepção dos dirigentes de escolas do ensino fundamental sobre os potenciais benefícios das Lutas e como viabilizar a inserção dessa prática na escola, nas aulas de Educação Física ou como atividade extracurricular. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino de Jaguariúna, interior de São Paulo, que somaram 15 escolas entre públicas e particulares, totalizando 30 entrevistas gravadas e transcritas, constituindo uma matriz para análise textual qualitativa. A maioria dos dirigentes teve pouco contato e apenas três escolas desenvolvem aulas de Lutas, entretanto, verificou-se como principal resultado que essa prática é considerada como possível e bem vista no ambiente escolar. Os dirigentes entendem, sobretudo, que os benefícios estão ligados à capacitação e inserção do profissional no contexto escolar e que devem ser desenvolvidas no contra turno, como complementares às atividades curriculares. Diversos foram os benefícios percebidos pelos dirigentes das escolas, ligados principalmente, aos aspectos de transmissão de condutas e valores, desenvolvimento emocional, relações sociais e benefícios relacionados à atividade física.
Palavras-chave : das Lutas; Perfil do Profissional de Lutas; Reflexões Pedagógicas..