SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28INFLUÊNCIA DOS PONTOS DE CORTE PARA MENSURAR E CLASSIFICAR O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOSFUNCTIONAL CAPACITY AND LEVEL OF PHYSICAL ACTIVITY IN CENTENARIANS OF FLORIANÓPOLIS, BRAZIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

MOREIRA, João Paulo Abreu; LOPES, Mariana Calábria; FARIA, Larissa Oliveira  e  ALBUQUERQUE, Maicon Rodrigues. EFEITO DA IDADE RELATIVA E EFEITO DO ANO CONSTITUINTE: UMA ANÁLISE DO RANKING DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TÊNIS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2814.  Epub 29-Jun-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2814.

O Efeito da Idade Relativa (EIR) e o Efeito do Ano Constituinte (EAC) parecem influenciar o processo de formação de jovens tenistas.O objetivo do presente estudo foi investigar a presença desses efeitos no ranking de tenistas juniores da InternationalTennisFederation (ITF) e sua influência na pontuação obtida pelos tenistas. Os resultados encontrados demonstram a presença do EIR e do EAC (p ≤ 0,05). O modelo de regressão identificou que as variáveis “ano” e “mês” de nascimento predizem a pontuação dos atletas no ranking da ITF com uma variância explicada de 19%. Em conclusão, o ranking formado por várias faixas etárias não tem se mostrado uma estratégia de classificação sensível o bastante para prevenir o EIR e o EAC entre os tenistas juniores.

Palavras-chave : Efeito da Idade Relativa; Efeito do Ano Constituinte; Tênis..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )