SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FUNCTIONAL CAPACITY AND LEVEL OF PHYSICAL ACTIVITY IN CENTENARIANS OF FLORIANÓPOLIS, BRAZILEFEITO DA RÁPIDA PERDA DE MASSA CORPORAL NO DESEMPENHO DA TOMADA DE DECISÃO EM JUDOCAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

BARCELOS, Marciel; SANTOS, Wagner dos  e  FERREIRA NETO, Amarílio. APRENDER NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS COM AS CRIANÇAS E A PROFESSORA. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2816.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2816.

Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utiliza como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva.

Palavras-chave : Educação Física; Crianças; Etnografia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )