SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28APRENDER NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS COM AS CRIANÇAS E A PROFESSORAOS DISCURSOS DOS TREINADORES DE HANDEBOL SOBRE AS VARIÁVEIS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DETERMINANTES PARA O JOGO OFENSIVO E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O CONTEXTO PEDAGÓGICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

FORTES, Leonardo de Sousa; LIRA, Hugo Augusto Alvares da Silva  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. EFEITO DA RÁPIDA PERDA DE MASSA CORPORAL NO DESEMPENHO DA TOMADA DE DECISÃO EM JUDOCAS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2817.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2817.

Até o presente momento nenhum estudo investigou o efeito de alguma intervenção sobre a tomada de decisão em atletas de esporte de combate. O objetivo da investigação foi analisar o efeito da rápida redução de massa corporal sobre o desempenho da tomada de decisão em judocas. Trinta e nove atletas de judo do sexo masculino foram selecionados de forma não probabilística e separados aleatoriamente em dois grupos: experimental (GE) e controle (GC). Quarenta e oito horas antes do início do experimento, bem como 48 h após o seu encerramento, os atletas foram submetidos a medidas antropométricas e executaram uma luta simulada de judô, a qual foi filmada. Adotou-se o Game Performance Assessment Instrument (GPAI) como critério para avaliar o desempenho na tomada de decisão. As estratégias adotadas para a redução rápida de massa corporal no GE foram estruturadas na perspectiva de se atingir uma perda semanal na ordem de aproximadamente 5%. Foi identificado efeito de interação grupo vs. tempo (p<0,01) para a massa corporal, com redução apenas no GE (p=0,01). Uma interação significante grupo vs. tempo (p<0,01) foi revelada para o índice do GPAI, com melhoria da tomada de decisão sendo verificada somente no GC (p=0,01). Concluiu-se que a rápida redução de massa corporal não foi uma boa estratégia para a otimização do desempenho na tomada de decisão de judocas.

Palavras-chave : Cognição; Psicologia do Esporte; Judô..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )