SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28OS DISCURSOS DOS TREINADORES DE HANDEBOL SOBRE AS VARIÁVEIS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DETERMINANTES PARA O JOGO OFENSIVO E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O CONTEXTO PEDAGÓGICOEXERCÍCIO RESISTIDO MELHORA A ANSIEDADE E DEPRESSÃO DE MULHERES DE MEIA-IDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

HENRIQUES, Isadora Ferreira et al. RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO MENTAL COMUM, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM MULHERES, ESTUDO DE BASE POPULACIONAL. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2819.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2819.

A literatura tem apontado um aumento da prevalência de Transtorno Mental Comum ao longo dos anos, especialmente entre o público feminino. A realização de levantamentos populacionais que investiguem a prevalência desta morbidade psíquica e fatores a ela associados mostra-se relevante, permitindo identificar precocemente os casos e sugerir e/ou encaminhar para estratégias de intervenção apropriadas. O objetivo do estudo foi estimar a prevalência de transtorno mental comum (TMC) e verificar sua relação com níveis de atividade física (NAF), índice de massa corporal (IMC) e variáveis sociodemográficas e econômicas, em mulheres adultas e idosas de Uberaba, Minas Gerais. A amostra populacional (probabilística em múltiplos estágios) foi composta por 1520 mulheres. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas domiciliares. Para investigação dos TMC foi utilizada a escala Self-Report Questionnaire; para o NAF utilizou-se a versão longa do Questionário Internacional de Atividade Física; para cálculo do IMC mensurou-se peso e altura. A prevalência de TMC foi de 29,67%, sem associações significativas com o NAF e o IMC. Por outro lado, encontra-se associada às desvantagens socioeconômicas (baixa renda e baixa escolaridade) e a questões sociodemográficas (estar em união e não ser chefe de família).

Palavras-chave : Ansiedade; Atividade física; Saúde da mulher..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )