SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28EXERCÍCIO RESISTIDO MELHORA A ANSIEDADE E DEPRESSÃO DE MULHERES DE MEIA-IDADEA VIOLÊNCIA RITUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

MENEZES, Rafael Pombo  e  REIS, Heloisa Helena Baldy dos. COMPORTAMENTOS OFENSIVOS DIANTE DE DIFERENTES CENÁRIOS DEFENSIVOS NO HANDEBOL A PARTIR DA OPINIÃO DE TREINADORES EXPERIENTES. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2821.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2821.

O objetivo desta pesquisa foi identificar, a partir dos discursos dos treinadores de handebol, as variáveis ofensivas relevantes diante de diferentes sistemas defensivos (fechados, abertos e mistos). Para isso, foram entrevistados quatro técnicos de handebol a partir de um modelo de entrevista semiestruturada. Os dados foram tabulados e analisados com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e revelou que, diante dos diferentes cenários técnico-táticos apresentados, é necessário recorrer a elementos técnico-táticos específicos e a mudanças na estruturação do sistema ofensivo. A variabilidade dos elementos técnico-táticos diante de diferentes contextos defensivos revela uma possível eficácia desses para resolver situações-problema específicas. As variáveis reveladas podem servir como uma diretriz para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento da fase ofensiva do jogo em diferentes categorias.

Palavras-chave : Pedagogia do esporte; Esportes coletivos; Handebol; Tática ofensiva..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )