SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28QUALIDADE DE VIDA EM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICADESEMPENHO TÁTICO, ANTROPOMETRIA E CAPACIDADES FÍSICAS EM JOVENS FUTEBOLISTAS: COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES GRUPOS MATURACIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

ELLER, Marcelo Laquini et al. CULTURA ESPORTIVA E AS OLIMPÍADAS ESCOLARES NA GRANDE IMPRENSA CAPIXABA (1946-1954). J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2825.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2825.

O estudo investiga as práticas culturais esportivas na sociedade capixaba no período entre 1946 e 1954. Como corpus documental, utiliza dois jornais que circularam na Capital do Espírito Santo e o Arquivo Aloyr Queiroz de Araújo. Utiliza as proposições de Norbert Elias para pensar a polissemia do esporte,enfatizando o que se convencionou chamar de princípio civilizador, que busca ser um controlador de pulsões, de desejos e da individualidade. Apoia-se, também, no paradigma indiciário de Ginzburg que, por meio de indícios e pistas deixados nos documentos, nos levam a compreender parte da cultura esportiva capixaba e sua relação com as Olimpíadas Escolares. Aponta as Olimpíadas Escolares como parte integrante da Cultura Esportiva capixaba, veiculada pela grande imprensa do período, que dá visibilidade para a um novo enfoque para o esporte que acontece nas escolas. Um fenômeno que procura, por meio do esporte, congregar as diversas regiões do Espírito Santo que, pela imigração, constituíram diferentes culturas. Dessa forma, o esporte aparece como elemento homogeneizador e catalisador de uma cultura que é cosmopolita.

Palavras-chave : Cultura esportiva; Esporte; Olimpíadas escolares..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )