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Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

CARDOSO, Lukas de Paula et al. EXCESSO DE PESO E EQUILÍBRIO DE ESCOLARES: ESTUDO DE CASO CONTROLE. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2827.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2827.

O objetivo do estudo foi avaliar a influência do índice de massa corporal no equilíbrio de escolares. Estudo de caso controle em que participaram 128 escolares de seis a nove anos, divididos em grupo caso (excesso de peso) e controle (eutróficos), cada um com 64 pessoas. Na avaliação de equilíbrio estático e dinâmico foi utilizada a Bateria Psicomotora. O IMC foi utilizado como indicador do estado nutricional. Para a análise estatística usou-se números absolutos, frequências e porcentagens e o teste de Qui Quadrado para comparação entre os grupos, com nível de significância de 5%. A maioria dos escolares apresenta melhor perfil psicomotor para o fator equilíbrio dinâmico do que no estático. Foram encontradas diferenças significativas apenas na subtarefa de ficar na ponta dos pés no equilíbrio estático (p<.05) sem diferenças significativas em outras variáveis.

Palavras-chave : Índice de Massa Corporal; Equilíbrio postural; Criança..

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