SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES ATENUA O DESEMPENHO NAS PROVAS DOS 100M E 200M LIVRE EM NADADORAS?EFEITO DA MATURAÇÃO COMO COVARIÁVEL DA DIFERENÇA ENTRE SEXOS NA COMPETÊNCIA MOTORA EM ADOLESCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

RAMOS, Valmor et al. FONTES DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2829.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2829.

Este estudo analisa as fontes de autoeficácia docente de universitários em Educação Física. Foram empregados procedimentos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo-diagnóstico. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada, baseada nos instrumentos: escala de autoeficácia docente e escala de fontes de autoeficácia docente, com 7 universitários da última fase do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública no Estado de Santa Catarina. Para a análise dos casos múltiplos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, que consiste, primeiramente, na transcrição e descrição de cada caso individualmente, seguida do cruzamento e confronto das informações dos casos. Os resultados mostraram que as fontes de autoeficácia, referentes ao manejo de classe, foram: experiência de domínio (6), persuasão social (5) e vicária (4). Sobre a intencionalidade docente, as fontes mais citadas foram: experiências vicárias (7), persuasão social (7) e domínio (6). Especificamente sobre a intencionalidade docente, os universitários mencionaram uma maior diversidade de situações de autoeficácia frente ao manejo de classe. Conclui-se que a observação e a persuasão social foram as fontes de autoeficácia consensualmente valorizadas pelos universitários. Essas situações foram proporcionadas pela universidade nos estágios obrigatórios, observando e recebendo orientações dos professores da universidade e dos professores da escola.

Palavras-chave : Autoeficácia; Educação Física; Universitários..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )