SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28FONTES DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICADESLOCAMENTO PASSIVO PARA ESCOLA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

SANTOS, Caio Ferreira et al. EFEITO DA MATURAÇÃO COMO COVARIÁVEL DA DIFERENÇA ENTRE SEXOS NA COMPETÊNCIA MOTORA EM ADOLESCENTES. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2830.  Epub 24-Ago-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2830.

O objetivo do presente estudo foi verificar a diferença entre sexos na competência motora (CM) avaliada por produto e processo do movimento, e analisar o efeito da maturação como uma covariável influenciando a CM de rapazes e moças. A amostra foi composta por 50 adolescentes (28 rapazes), com idade entre 11 e 17 anos (14,02±2,49), provenientes de duas escolas públicas. A CM foi avaliada em três habilidades (salto horizontal, saltito e arremesso sobre o ombro), por meio de medidas orientadas ao processo (sequências desenvolvimentais por componentes corporais) e ao produto do movimento (distância, tempo e velocidade, respectivamente). A maturação foi avaliada com o pico de crescimento em estatura (PCE). Diferenças entre os sexos foram avaliadas com a ANOVA One-Way e, posteriormente, a ANCOVA, utilizando o PCE como covariável. Os rapazes tiveram melhor CM em todas as habilidades nas medidas de produto do movimento e na maioria dos componentes corporais, que mediram o processo do movimento. Após a utilização do PCE como covariável, a magnitude da diferença entre os sexos aumentou na maioria das habilidades motoras para ambos os tipos de medida, favorecendo os rapazes. Considerando o efeito da maturação sobre a diferença entre os sexos na CM, ressaltamos a necessidade de observar a maturação ao examinar a CM na adolescência.

Palavras-chave : Desempenho psicomotor; Desenvolvimento motor; Adolescentes..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )