SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28DESLOCAMENTO PASSIVO PARA ESCOLA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTESNÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO AVALIADO POR DOIS INSTRUMENTOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

SOUZA, Daniel Vieira Braña Côrtes de; SANTANA, Arthur Coimbra; MEIRELES, Kleberson Barbosa  e  CESAR, Eurico Peixoto. EFEITO AGUDO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ALONGAMENTO SOBRE O DESEMPENHO DA FORÇA EM SÉRIES SUCESSIVAS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2832.  Epub 26-Out-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2832.

Ainda não há consenso sobre a utilização de alongamentos antes de exercícios de força em séries sucessivas. Sendo assim, o objetivo foi verificar o efeito agudo de dois métodos de alongamento sobre o desempenho da força no exercício supino reto. Indivíduos treinados realizaram 3 séries de 8 a 10-RM no supino reto imediatamente após o alongamento estático (AE), Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) ou condição controle. Foi encontrada queda significativa das repetições na segunda e terceira séries em comparação à primeira em todas as condições. Não houve diferença significativa no número de repetições ou no volume total entre as condições com e sem alongamento. O AE e a FNP não causaram impacto negativo no desempenho da força, podendo, assim, serem utilizados previamente a esse exercício.

Palavras-chave : Contração isotônica; Exercício de alongamento muscular; Força muscular; Treinamento de resistência..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )