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Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

MOTA JUNIOR, Rômulo José et al. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO AVALIADO POR DOIS INSTRUMENTOS. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2833.  Epub 26-Out-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2833.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito nacional, sendo o sedentarismo um importante fator de risco neste processo degenerativo. O objetivo foi avaliar o nível de atividade física (NAF) de docentes na rede pública de ensino de Viçosa MG por meio de dois instrumentos distintos e a concordância obtida entre eles. Participaram desta investigação 200 professores de ambos os sexos, com idade entre 25 e 68 anos. O NAF foi mensurado pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e por meio da utilização de um pedômetro. Foram realizados os cálculos das prevalências de indivíduos ativos e não ativos fisicamente e posteriormente o índice Kappa (K) para estabelecer a concordância entre os instrumentos. Todas as análises foram realizadas no software MedCalc, versão 14. 10. 2 e SPSS, versão 20. Pelo IPAQ, 70% dos professores atingiram níveis adequados de atividade física (AF), enquanto, pelo pedômetro apenas 26.5%. A concordância entre as cinco categorias do pedômetro e do IPAQ não foi significativa, assim como na classificação em ativos e não ativos, entre os instrumentos. Conclui-se que avaliando o NAF através do IPAQ foi possível perceber que a maioria dos docentes foram classificados como ativos. Entretanto quando se considera o limiar de 10000 passos/dia de média, utilizando o pedômetro como instrumento de avaliação do NAF, a maior parte do grupo não pode ser considerada ativa. Além disso, não houve concordância entre os instrumentos para a avaliação do NAF.

Palavras-chave : Atividade Motora; Docentes; Estilo de Vida Sedentário..

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