SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28ESPORTE RENDIMENTO, RENÚNCIA FISCAL E LEI DE INCENTIVO AO ESPORTEFATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO EM UMA CORRIDA DE 10.000 METROS EM CORREDORES AMADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

CRUZ, Analice Rodrigues da et al. PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE SONO E DE VIDA EM ATLETAS PARALÍMPICOS: COMPARAÇÃO ENTRE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E VISUAL. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2835.  Epub 26-Out-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2835.

O esporte paralímpico cresceu muito nos últimos anos, com isso, torna-se importante a avaliação do sono e da qualidade de vida dos atletas, as quais podem influenciar em seus desempenhos. O objetivo do estudo foi verificar a diferença de percepção de qualidade de sono e de vida entre atletas paralímpicos dois meses antes dos Jogos Paralímpicos de Londres. Foram avaliados 30 atletas com deficiência física (18 atletas) e deficiência visual (12 atletas). Para avaliar a qualidade subjetiva de sono, a sonolência e a qualidade de vida (QV) utilizou-se o questionário de Pittsburgh, a escala de Epworth e o WHOQOL-bref, respectivamente. Para comparação entre grupos de deficiência foi utilizado o teste Mann-Whitney. Para verificar diferenças entre os domínios de QV foi utilizado o teste de Friedman, seguido do teste de Wilcoxon. A associação entre variáveis nominais foi analisada pelo teste qui-quadrado. Houve predomínio de atletas com eficiência de sono >85%. Não houve diferença entre os grupos na comparação da percepção da qualidade de sono. O domínio “meio ambiente” apresentou menor escore comparado a todos os outros domínios, enquanto o domínio “relações sociais” apresentou menor escore comparado ao domínio “psicológico”. Não houve diferença na qualidade de sono e QV entre as deficiências.

Palavras-chave : Sono; Qualidade de vida; Atletas com Deficiência; Paralímpico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )