SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28UM ESTUDO SOBRE A INTRODUÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO RUGBY NO BRASILQUAIS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO SÃO UTILIZADAS POR ATLETAS DE MMA MAIS RESILIENTES AO ESTRESSE? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

FERNANDES, Swand de Paula; MOURA, Samara Silva de  e  SILVA, Siomara Aparecida da. COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2842.  Epub 26-Out-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2842.

O desenvolvimento da criança é um processo contínuo, dinâmico e não linear, no qual o movimento configura uma das necessidades vitais do ser humano. Este estudo quase-experimental teve por objetivo analisar a magnitude da mudança no nível coordenativo de 43 escolares com idade entre 6 e 7 anos, de ambos os sexos, submetidos a dois distintos programas de intervenção de atividades físicas, separados em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Para avaliar a coordenação motora utilizou-se o Körperkoordinationstest Test Für Kinder (KTK). Os dados foram submetidos à análise estatística aplicando-se os testes de normalidade e t - student (para amostras independentes e para amostras pareadas). Os resultados indicaram que, no geral, os meninos obtiveram escores médios superiores aos das meninas, e, houve um decréscimo nos níveis de coordenação em escolares com idade mais avançada. Além disso, constatou-se que o GE obteve índices mais elevados que o GC.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Educação Física; Programas Interventivos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )