SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28QUAIS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO SÃO UTILIZADAS POR ATLETAS DE MMA MAIS RESILIENTES AO ESTRESSE?PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NA MUSCULAÇÃO: A DOR CORPORAL COMO PERFORMANCE LABORAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

MORAIS, Luana Carolina de et al. ASSOCIAÇÃO ENTRE DISTÚRBIOS DO SONO E DOENÇAS CRÔNICAS EM PACIENTES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2844.  Epub 26-Out-2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2844.

Inúmeros fatores estão associados aos distúrbios do sono ocasionando o aumento nos gastos com saúde. O objetivo do trabalho foi analisar a associação dos distúrbios do sono e doenças crônicas não transmissíveis em pacientes com idade superior a 50 anos atendidos por Unidades Básicas de Saúde de Presidente Prudente. Participaram 363 pacientes. O histórico de doenças foi auto relatada a partir da aplicação de questionário, o nível de atividade física foi verificado através do questionário de Baecke, e a qualidade do sono foi avaliada utilizando o Mini-Sleep questionnaire. Dados antropométricos e de composição corporal foram coletados utilizando estadiômetro e balança, foram considerados obesos os pacientes dentro do percentil 75. A análise estatística foi composta pelos testes t de Student, qui-quadrado, e regressão logística binária. Os resultados mostraram que o distúrbio do sono está associado as doenças osteoporose, artrite/artrose, dor lombar, depressão e obesidade. Adicionalmente obesidade e inatividade física influenciam na ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis.

Palavras-chave : Distúrbio do sono; Doenças crônicas; Sistema único de saúde..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )