SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES NA MUSCULAÇÃO: A DOR CORPORAL COMO PERFORMANCE LABORALVALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS NO EXERCÍCIO (BPNES) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

MORAIS, Luana Carolina de et al. PREDITORES DO DESEMPENHO NO TESTE DE ALCANCE FUNCIONAL EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2846.  Epub 26-Fev-2018. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2846.

A instabilidade postural, um sinal/sintoma cardinal da doença de Parkinson (DP), é caracterizada pela associação entre alinhamento postural, amplitude de movimento e rigidez muscular. O objetivo foi analisar a relação entre o desempenho no teste de alcance funcional (TAF) e fatores relacionados a amplitude de movimento e aspectos clínicos da doença. Participaram 25 pessoas com DP nos estágios 1,0 e 1,5 da Hoehn e Yahr. As variáveis dependentes analisadas foram: desempenho no TAF e as pontuações nos itens da avaliação clínica da UnifiedParkinson’sDisease Rating Scale: teste de retropulsão, rigidez muscular e condição motora. A distância média no TAF foi de 25,3 cm e o deslocamento anteroposterior médio do centro de pressão foi de 2,69 cm. A amplitude de movimento articular do tornozelo está associada ao desempenho no TAF, enquanto a estabilidade postural está associada ao deslocamento anteroposterior do centro de pressão durante o TAF. Conclui-se que o desempenho no TAF em pessoas com DP é determinado pelo nível individual de equilíbrio e pela amplitude articular do tornozelo e a rigidez muscular e alterações funcionais do envelhecimento são responsáveis pelo desempenho no TAF.

Palavras-chave : Equilíbrio postural; Doença de Parkinson; Rigidez muscular..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )