SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO MEIO FACILITADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM PROGRAMA SOCIAL ESPORTIVODO SURF AO TOW-IN - POR UMA ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DO CAMPO DOS “ESPORTES DE PRANCHA” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

SOARES, Antonio Jorge Gonçalves et al. CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DO PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE AULA (POA) DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2852.  Epub 26-Fev-2018. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2852.

Na oferta de uma educação esportiva em escala nacional o Programa Segundo Tempo (PST) elaborou padrões teóricos e metodológicos visando fornecer um ensino esportivo de qualidade. Para avaliar sua proposta pedagógica o PST construiu um modelo de avaliação para medir o grau de adesão dos docentes do programa ao modelo pedagógico PST. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi elaborar o Protocolo de Observação de aula (POA), bem como estabelecer sua validade de face e de conteúdo. Para a construção do instrumento foram observadas as seguintes etapaa: a. revisão dos documentos que fundamentam o PST; b. reuniões e consultas as equipes pedagógicas; c. construção da definição operacional; d. construção dos itens; e. estudo piloto (Índice de Concordância entre os observadores ao avaliarem a mesma aula). De uma forma geral, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto a relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou Índice de Concordância de 0,71 ± 0,22. Desse modo, o POA se mostrou consistente e um excelente balizador para medir a qualidade de entrega das aulas do PST nos núcleos.

Palavras-chave : Psicometria; Validade dos testes; Avaliação educacional..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )