SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS COM UM DESENVOLVIMENTO NORMAL: REVISÃO INTEGRATIVAACIDOSE METABÓLICA INDUZIDA POR CLORETO DE AMÔNIO: MECANISMOS DE AÇÃO, DOSE UTILIZADA E EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO ESPORTIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

PINTO, André de Araújo et al. DESLOCAMENTO ATIVO PARA A ESCOLA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2859.  Epub 26-Fev-2018. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2859.

A inatividade física, considerada um problema de saúde pública mundial, tem sido um comportamento típico na adolescência. Esta revisão sistemática objetivou examinar os estudos que analisaram o deslocamento para a escola em adolescentes e sua associação com fatores sociodemográficos, composição coporal, atividade física e aptidão cardiorrespiratória. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas Medline, Cinahl e Web of Sceince. Foram incluídos vinte e três estudos observacionais com amostras de adolescentes (10-19 anos), todos publicados em inglês, de 2003 a 2014. A maioria das investigações teve como foco principal o deslocamento ativo, sendo que as maiores prevalências foram observadas entre os rapazes, os adolescentes mais jovens, de famílias de baixa renda e cujas mães tinham menor nível educacional. Os adolescentes com composição corporal mais saudável e com maiores níveis de atividade física e aptidão cardiorrespiratória foram os mais ativos no deslocamento de casa até escola. Apesar do deslocamento ativo para a escola estar associado com melhores condições de saúde, é necessário encorajá-lo nos adolescentes de famílias com melhores condições econômicas, moças, e entre os mais velhos.

Palavras-chave : Adolescente; Composição corporal; Atividade motora; Aptidão física..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )