SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29DESEMPENHO MOTOR EM HABILIDADES BÁSICAS DE CRIANÇAS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE PRÁTICA ESPORTIVA ORIENTADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

TOLOCKA, Rute Estanislava; PEREIRA, Maíra Fogolin  e  POLETTO, Jéssica Eloá. BRINQUEDOS ALTERNATIVOS EM ESCOLAS INFANTIS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO. J. Phys. Educ. [online]. 2018, vol.29, e2902.  Epub 24-Maio-2018. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2902.

Brincar é uma ação criativa que pode contribuir para o desenvolvimento infantil. Porém, mudanças diminuíram as possibilidades de brincar. O objetivo deste estudo foi construir brinquedos com material alternativo para as crianças atendidas em escolas infantis, ampliando as possibilidades do brincar na escola. Etapa a) oficina com 26 professoras; etapa b) estação de brinquedos alternativos com participação das crianças. Na oficina, houve diálogos entre as professoras e foram a confeccionados 38 brinquedos. Na estação, os pre-escolares se beneficiaram mais do brinquedo que os bebês, dado que os pais dos bebês ficaram com eles no colo a maior parte do tempo. As opções de brincar foram ampliadas, além de possibilitar vivências motoras. Os brinquedos alternativos podem ser utilizados na pré-escola como uma opção que propicia diversão e favorece o desenvolvimento de habilidades.

Palavras-chave : Brincar; Criança; Escola infantil..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )