SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29DESEMPENHO MOTOR EM HABILIDADES BÁSICAS DE CRIANÇAS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE PRÁTICA ESPORTIVA ORIENTADAVARIÁVEIS QUE PODEM EXPLICAR MUDANÇAS NO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL E DESENVOLVIMENTO TÍPICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

LELIS-TORRES, Natália; UGRINOWITSCH, Herbert; APOLINARIO-SOUZA, Tércio  e  LAGE, Guilherme Menezes. O EFEITO DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA DE APONTAMENTO MANUAL. J. Phys. Educ. [online]. 2018, vol.29, e2904.  Epub 24-Maio-2018. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2904.

Pouco se sabe a respeito da associação entre o efeito da interferência contextual (EIC) e medidas cinemáticas. O objetivo do presente estudo foi investigar o EIC nos perfis cinemáticos de velocidade e aceleração do membro superior. Vinte e dois participantes (23,7 ± 3,3 anos) foram alocados em dois grupos de prática: em blocos (GPB) e aleatória (GPA). A tarefa consistiu em acertar três alvos apresentados no monitor em três sequências pré-determinadas o mais rápido e preciso possível. O estudo foi dividido em fase de aquisição e teste de transferência. As variáveis de desempenho foram tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta e as variáveis cinemáticas foram pico de velocidade, tempo relativo para o pico de velocidade e número de correções para alcançar o alvo. Os principais achados mostraram que o GPA apresentou menor tempo de movimento e de resposta do que o GPB. Análise de regressão indicou que a mudança observada ao longo da prática para a medida de pico de velocidade estava associada à mudança do tempo de reação da fase de aquisição para o teste de transferência. Como o pico de velocidade é uma medida associada à pré-programação, sugere-se que o controle central seja essencial para a observação do EIC.

Palavras-chave : Aprendizagem; Memória; Fenômenos biomecânicos; Cinemática..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )