SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29THE RELATIVE AGE EFFECT ON BRAZILIAN ELITE VOLLEYBALLINVESTMENTS IN THE SPORT AND LEISURE FUNCTION BY MUNICIPALITIES IN BAHIA FROM 2002 TO 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

NASCIMENTO, Vanderson Cunha do et al. EFEITO DO TREINAMENTO RESISTIDO NO DESEMPENHO FÍSICO E CAPACIDADE FUNCIONAL RESPIRATÓRIA DE MULHERES IDOSAS. J. Phys. Educ. [online]. 2018, vol.29, e2943.  Epub Oct 04, 2018. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2943.

No processo de envelhecimento, entre outras perdas funcionais, ocorrem reduções no desempenho físico e capacidade funcional respiratória. Sabe-se que o treinamento resistido (TR) é eficaz no desenvolvimento do trofismo e força muscular, contudo, pouco se sabe sobre a influência do TR em variáveis respiratórias. Este estudo comparou as pressões inspiratórias e expiratórias máximas (PImáx; PEmáx), as amplitudes Axilar (AAx), Xifoideana (AXi) e Abdominal (AAb), o Peak-Flow e o desempenho no Incremental ShuttleWalk Test (ISWT) de idosas praticantes de um programa de TR, com os de idosas não treinadas. Foram avaliadas 53 mulheres idosas, idade de 66±5,2 anos, sendo 28 participantes de um projeto de extensão da Universidade do Estado do Pará, com mínimo de seis meses de matrículaem um programa de TR, que compuseram o grupo de treinadas (GT) e, 25 voluntárias que compuseram o grupo de nãotreinadas (GNT). As avaliações constaram de medidas de PImáx, PEmáx, AAx, AXi, AAb, Peak-Flow e de desempenho no ISWT. Constataram-se diferenças significativas, com valores favoráveis ao GT em todas as variáveis avaliadas, exceto AAb. Conclui-se que mulheres idosas do GT obtiveram diferenças favoráveis e significativas na PImáx, PEmáx, AAx, AXi, Peak-Flow e ISWT, quando comparadas com mulheres idosas do GNT.

Keywords : Idoso; Treinamento de resistência; Músculos respiratórios; Testes respiratórios; Teste de esforço..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )