SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30THE ROLE OF SPORT PARTICIPATION AND BODY MASS INDEX IN PREDICTING MOTOR COMPETENCE OF SCHOOL-AGE CHILDRENEFFECTS OF KARATE-DŌ TRAINING IN OLDER ADULTS COGNITION: RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

KLERING, Roberto Tierling et al. NÍVEIS DE TREINAMENTO DAS AÇÕES TÉCNICO-ESPORTIVAS DE TENISTAS INFANTOJUVENIS DE 12 A 14 ANOS DE IDADE. J. Phys. Educ. [online]. 2019, vol.30, e3029.  Epub July 22, 2019. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3029.

O objetivo deste estudo foi comparar a frequência média de treinamento de três grupos de iniciativas de jogadas do tênis (Iniciativa de Saque, Iniciativa de Devolução de Saque e Iniciativa de Troca de Bolas de Fundo de Quadra) e de dois tipos de golpes no tênis (Golpes de Preparação e Golpes de Preparação). Para tanto, foi aplicado o Inventário do Treino Técnico-Desportivo do Tenista - 12 para uma amostra de 37 tenistas do sexo masculino (categoria “até 14 anos”), participantes de um campeonato internacional de tênis. Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas para a comparação entre as iniciativas de jogadas. Para a comparação entre os tipos de golpes utilizou-se o teste t pareado. Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) entre as iniciativas de jogadas e entre os tipos de golpes investigados. Este resultado pode indicar uma possível especialização precoce das ações técnico-esportivas quanto aos tenistas investigados.

Keywords : Tênis; Treinamento; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )