SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30EFFECTS OF A REHABILITATION PROGRAM ON POSTURAL CHANGES AND PAIN OF COPD PATIENTSTHE RELATION OF THE SOURCES OF EXPERIENCE AND THE PERCEPTION OF TEACHING SELF-EFFICACY OF UNIVERSITY STUDENTS OF THE LICENCIATURA COURSE IN PHYSICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

NASCIMENTO, Dahan da Cunha et al. NOVAS PERPECTIVAS PARA A ANÁLISE ESTATÍSTICA DA RESPOSTA DA PRESSÃO ARTERIAL AO TREINAMENTO RESISTIDO EM MULHERES IDOSAS HIPERTENSAS. J. Phys. Educ. [online]. 2019, vol.30, e3025.  Epub Sep 02, 2019. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3025.

O objetivo principal do estudo foi apresentar procedimentos estatísticos para uma melhor interpretação dos dados sobre a responsividade, explicar como lidar com o efeito da regressão a média (RM) e descrever como determinar alterações clinicamente importantes na pressão arterial (PA) pelo cálculo da diferença clínica (DC). Vinte e sete mulheres idosas hipertensas foram incluídas e o treinamento resistido (TR) consistiu em um modelo linear periodizado. O TR durou 10 semanas, com duas sessões realizadas por semana. Os responsivos foram classificados com base nas diferenças da pressão arterial sistólica (PAS) entre os momentos T1 (primeiras 3 semanas) e T4 (semanas 9-10). As análises estatísticas no presente estudo foram realizadas utilizando a ANOVA de medidas repetidas, análise de covariância (ANCOVA) e modelo linear misto (MLM). Conclui-se que quando uma ANOVA de medidas repetidas é aplicada, os resultados mostram uma redução não significativa de -2,24 mmHg, mas a classificação dos participantes por responsividade fornece uma interpretação diferente dos resultados. Além disso, a PAS inicial foi o preditor mais potente da resposta pós-exercício da PAS, conforme analisado pela RM. Finalmente, as reduções de -2,24 mmHg não foram estatisticamente significativas e nem clinicamente importantes, mas caíram dentro do erro de medida.

Keywords : Responsividade; Regressão a média; Erro padrão de medida; Diferença clínica; Pressão arterial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )