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INFLUÊNCIA DA RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO NO DESEMPENHO DE VELOCIDADE NO RÚGBI EM CADEIRAS DE RODAS

INFLUENCE OF ROLLING RESISTANCE ON SPEED PERFORMANCE IN WHEELCHAIR RUGBY, REGARDLESS OF FUNCTIONAL CLASSIFICATION

RESUMO

Nosso objetivo foi verificar as possíveis associações entre o desempenho de velocidade e a resistência ao rolamento (RROL) das cadeiras de rodas em atletas de rúgbi paralímpico. Dessa forma, 16 jogadores foram avaliados nos próprios locais de treinamento das equipes. Foram coletados massa corporal dos sujeitos e a massa das cadeiras de rodas, a RROL por um procedimento de campo e a velocidade pelo protocolo de sprint de 20 metros. Os dados foram analisados por meio de procedimentos de correlação de Pearson, correlação parcial e regressão linear simples. Os resultados demonstraram que há uma correlação negativa e significativa entre RROL, o desempenho no teste de velocidade de 20 metros (r= -0,825, p<0,001; R2= 0,680, p<0,001), e a potência propulsiva em 20 metros (r= 0,960, p<0,001; R2= 0,922, p<0,001). Após controle pela classificação funcional e a idade dos atletas, verificou-se que a RROL permaneceu correlacionando-se negativamente com o desempenho de velocidade (r= -0,790, p=0,001; R2= 0,624), e positivamente com a potência propulsiva (r= 0,963, p<0,001; R2= 0,928). Conclui-se que a RROL pode constituir-se em um elemento importante para controle do desempenho de velocidade no rúgbi em cadeiras de rodas, independente da classe funcional e da idade do atleta.

Palavras-chave:
Esporte; Pessoas com deficiência; Ergonomia

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