RESUMO
O objetivo do estudo foi analisar os artigos veiculados pela imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960), cuja finalidade era prescrever o ensino da Educação Física. Possui, como fonte, a Revista de Educação Física e a Revista Educação Physica e utiliza, como pressupostos teórico-metodológicos, os estudos sobre a análise dos impressos. Os resultados sinalizam que, no interior das fontes, havia formas semelhantes de prescrever o ensino da Educação Física. Na medida em que ela se insere e se consolida nos currículos escolares, também foram elaborados meios de significá-la, tendo a atuação docente como lugar central para o fortalecimento de seu projeto de escolarização. A publicação de prescrições didático-pedagógicas evidenciou as contribuições de diferentes grupos de articulistas e instituições para sistematizar uma nova disciplina centralizada na natureza e especificidade do seu saber, oferecendo os subsídios necessários para sua permanência na escola. Esses impressos consituíram-se como dispositivos de uso didático-pedagógico, colaborando com a formação do professorado que atuaria com o ensino da Educação Física na escola.
Palavras-chave:
Imprensa periódica; Prescrições didático-pedagógicas; Escolarização