Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre a realização de entrevistas com viúvas enlutadas em pesquisas qualitativas1 1 Este artigo é fruto da tese de doutorado intitulada “Significados atribuídos às atividades cotidianas de mulheres após a morte em até seis meses do cônjuge idoso”, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - Brasil- para obtenção do título de Doutor em Ciências pelo Programa de Ciências da Reabilitação. Este artigo foi escrito em cooperação internacional entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- Brasil, e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro-Portugal, dado que parte da tese de doutorado foi realizada em estágio de pesquisa em Portugal. De acordo com as normas para pesquisa propostas pelo Conselho Nacional de Saúde do Brasil, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CEP- FMUSP), sob protocolo CAAE: 47511115.5.0000.0068, data de aprovação 19/08/2015.

Reflections concerning the conduction of interviews with bereaved widows in qualitative survey

Resumo

Introdução:

Considerando que os enlutados são uma população mais vulnerável, é importante compreender os aspectos que se referem à realização de estudos qualitativos com esta população.

Objetivo:

Este artigo abordou uma reflexão sobre a realização de entrevistas com viúvas em processo de luto.

Método:

Realizou-se um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, realizado com mulheres cujos cônjuges haviam falecido no período de dois a seis meses em decorrência de câncer. Todos os cônjuges tinham mais de 60 anos, e foram atendidos pela equipe de cuidados paliativos, no período de maio a outubro de 2015. As viúvas que aceitaram participar do estudo foram convidadas para uma entrevista individual. Para a sua condução foi utilizado um roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi gravado, transcrito e analisado pelo processo de codificação, gerando temas abrangentes.

Resultados:

As viúvas em luto citaram alguns benefícios por terem participado das entrevistas, tais como: primeira oportunidade para falar sobre sua perda; possibilidade para partilhar seus sofrimentos, trazendo certo alívio; maior confiança em suas capacidades; fortalecimento individual por falar do dia a dia; e também reflexão sobre o modo de viver seu cotidiano.

Conclusão:

A realização de entrevistas com enlutados favoreceu a escuta atenta e sem interrupção, permitindo-lhes partilhar suas experiências. De acordo com os benefícios apontados pelas viúvas no compartilhamento de suas vivências - no contexto de uma pesquisa qualitativa com entrevistas - foi possível inferir sobre a relevância da disponibilização de serviços de apoio ao luto, e também de favorer espaços de partilha aos enlutados em conformidade com suas demandas singulares.

Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa; Entrevista; Luto; Viuvez

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br