Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento da motricidade fina em crianças com desnutrição crônica1 1 A pesquisa envolveu seres humanos, portanto, o presente estudo seguiu todos os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos, baseando-se na Declaração de Helsinque e na Resolução 466/12 que trata de pesquisas com seres humanos no Brasil. O projeto de pesquisa deste estudo foi submetido ao Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Alagoas (CEP/UFAL), sendo aprovado com número 012090/2009-79. Tratam-se de resultados originais de pesquisa de campo realizada a partir de um projeto de Conclusão de curso de Graduação

Resumo

Introdução:

Crianças com desnutrição crônica apresentam diversos atrasos que poderão comprometer o desenvolvimento da motricidade fina.

Objetivo:

Verificar como se apresenta a motricidade fina em relação à idade cronológica e entre os gêneros em crianças de 24 a 48 meses com desnutrição crônica.

Método:

Realizou-se estudo descritivo em uma comunidade de baixa renda em Maceió e Alagoas, cidades do Nordeste do Brasil. Recrutaram-se crianças desnutridas de um Centro de Recuperação e Educação Nutricional e crianças eutróficas em uma creche, ambos os grupos de uma comunidade periférica da cidade. Aplicou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto e medidas de peso e estatura. Utilizou-se a estatística descritiva e o teste t - Student (p <0,05).

Resultados:

A amostra foi de 23 crianças; 10 meninas e 13 meninos. Da amostra, 11 crianças formaram os casos (desnutridos) e 12 o grupo controle (eutróficos). A idade motora para motricidade fina (IM1) foi inferior entre os casos (M = 26.18) em relação aos controles (M = 47, p<0.001) e entre as meninas (M = 33.6) em relação aos meninos (M = 39.69, p<0.001).

Conclusão:

Pode-se suscitar que a desnutrição tenha sido decisiva nos referenciais inferiores entre os casos, apresentando um impacto significativo sobre o desenvolvimento global da criança, já que atrasos nessa área motora podem caracterizar dificuldades em aprender a ler e escrever, associados aos inúmeros problemas motores como preensão, traçado inseguro e movimentos impulsivos.

Palavras-chave:
Desempenho Psicomotor; Desnutrição Infantil; Vulnerabilidade em Saúde

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br