Acessibilidade / Reportar erro

População em situação de rua, mundo do trabalho e os centros de referência especializados para população em situação de rua (centro pop): perspectivas acerca das ações para inclusão produtiva1 1 O texto contém reflexões preliminares da tese de doutorado da primeira autora, sob orientação da última.

Resumo

Introdução

O desemprego figura entre os fatores que contribuem para a situação de rua e as ações para inclusão produtiva são preconizadas como estratégicas para ampliação da autonomia, participação social e superação dessa situação.

Objetivo

Identificar ações de inclusão produtiva realizadas por Centros Pop (Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua) do estado de São Paulo e a visão dos coordenadores desses equipamentos acerca dessa dimensão do trabalho com a população em situação de rua.

Método

Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de aplicação de protocolo de identificação pessoal e profissional, identificação dos equipamentos e de um questionário semiestruturado com coordenadores de 13 Centros Pop do estado de São Paulo. Os dados foram analisados descritivamente e para as questões abertas utilizamos Análise Temática.

Resultados

A inclusão produtiva foi associada à superação da situação de rua ao acesso ao mercado de trabalho, à renda e ao pertencimento social. Destacou-se a função dos Centros Pop na oferta de informações, encaminhamentos e na articulação intersetorial que ocorre, especialmente, para capacitação/qualificação profissional, além de desafios, como preconceito, baixa qualificação e escolaridade e o uso de substâncias psicoativas.

Conclusão

São necessárias ações coletivas e intersetoriais que reconheçam o acesso ao trabalho como direito, alinhado aos desejos, necessidades e singularidades das pessoas em situação de rua, na qual a inclusão produtiva, por meio da articulação entre diferentes políticas e serviços, possa contribuir para a diminuição da vulnerabilidade e criação de autonomia. Nesse cenário, os Centros Pop podem assumir importante papel.

Palavras-chave:
Pessoas em Situação de Rua; Trabalho; Serviço Social

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br