SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Sociodemographic profile and participation in the daily care of children with microcephalyComparison of pelvic floor dysfunction with sexual function and quality of life in gynecological cancer survivors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

BECERRA, Marco Antônio Guevara; MANZINI, Mariana Gurian  and  MARTINEZ, Claudia Maria Simões. Percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp.615-627.  Epub Aug 29, 2019. ISSN 2526-8910.  http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1662.

Introdução

A literatura tem atestado a relevância e influência positiva dos apoios sociais para a promoção e proteção do desenvolvimento humano em suas distintas dimensões.

Objetivo

Identificar a percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado.

Método

Os participantes foram 10 atletas com deficiência física que praticam o rugby em cadeiras de rodas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. As entrevistas foram realizadas individualmente por meio de um roteiro semiestruturado, gravadas e transcritas na íntegra.

Resultados

Observou-se que o primeiro contato com o esporte adaptado ocorreu por meio de amigos, jogadores e treinadores. O apoio mencionado com maior frequência para a prática do esporte adaptado refere-se ao contexto familiar. No contexto esportivo, encontram-se os apoios advindos dos clubes, equipes, staffs, treinador, time, com valorização do espaço para o treino. A motivação para a prática do esporte deu-se por desejos pessoais como busca por melhor qualidade de vida, independência física e desejo de reabilitar-se, bem como possibilidade de se desenvolver no campo pessoal, social e educativo. Os obstáculos para a prática do esporte adaptado centram-se na falta de apoio financeiro e na acessibilidade.

Conclusão

Identificou-se um conjunto de apoios distintos e complementares fundamentais para a prática do rugby, os quais se articulados constituem-se em pontos de uma rede de apoio. Sugerem-se investimentos em ações intersetoriais para incremento da política nacional para a pessoa com deficiência.

Keywords : Apoio Social; Pessoas com Deficiência; Futebol Americano; Esporte.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )