Problemas e perspectivas escolares no cotidiano dos meninos e meninas trabalhadores da UFSCar. |
Diana Basei Garcia. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2006 |
Terapia Ocupacional Social e a Infância e a Juventude Pobres: Experiências do Núcleo UFSCar do Projeto METUIA. |
Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba; Beatriz Akemi Takeiti; Diana Basei Garcia; Paula Giovana Furlan |
Experience Report |
2006 |
Políticas Públicas, Educação, Juventude e Violência da Escola: quais as dinâmicas entre os atores envolvidos? |
Carla Regina Silva. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Master's dissertation |
2007 |
Adolescentes e Jovens em Escolas Públicas de Ensino Médio na Cidade de São Carlos: perfil sócio-econômico e estudo exploratório de sua avaliação acerca da violência na escola. |
Beatriz Rocha Moura. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2007 |
Adolescentes em Programas de Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto e a Escola na Cidade de São Carlos. |
Sara Caram Sfair. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2007 |
Adolescentes e Jovens – A Vida numa Sociedade de Risco. |
Roseli Esquerdo Lopes |
Research Report |
2007 |
O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil. |
Roseli Esquerdo Lopes; Carla Regina Silva |
Assay |
2007 |
Juventude pobre, violência e cidadania. |
Roseli Esquerdo Lopes; Rubens de Camargo Ferreira Adorno; Ana Paula Serrata Malfitano; Beatriz Akemi Takeiti; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba |
Article |
2008 |
Sala de leitura e escrita com jovens e adultos em uma escola pública de periferia urbana na cidade de São Carlos (SP). |
Débora Monteiro do Amaral; Carla Regina Silva; Roseli Esquerdo Lopes |
Book Chapter/Experience Report – In: Araújo Filho, Targino; Thiollent, Michel Jean-Marie. (Org.). Methodology for Extension Projects: Presentation and Discussion. |
2008 |
Fomento de Metodologias Participativas com a Juventude: apontamentos sobre experiências de intervenção na busca da articulação entre extensão, ensino e pesquisa. |
Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba; Beatriz Akemi Takeiti |
Book Chapter/Experience Report |
2008 |
(Re)Pensando o cotidiano na Escola de Tempo Integral - a experiência de uma Escola Estadual na periferia da cidade de São Carlos (SP). |
Brena Talita Cuel. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Reports |
2008 and 2009 |
Violência, Escola e Jovens de Grupos Populares Urbanos: o caso de estudantes de Ensino Médio de São Carlos/SP. |
Roseli Esquerdo Lopes; Carla Regina Silva; Beatriz Rocha Moura; Jorge Oishi |
Article |
2009 |
Expressão livre dos jovens por meio do fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. |
Gustavo Artur Monzeli. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2010 |
Oficinas de Atividades como Processos Educativos e Instrumento para o Fortalecimento de Jovens em Vulnerabilidade Social. |
Natalia Keller de Almeida Trajber. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Master's Dissertation |
2010 |
Escola, adolescência e juventude em grupos populares: cidadania, direitos e políticas públicas |
Roseli Esquerdo Lopes et al. |
Research Report |
2010 |
Problemas e Perspectivas Escolares e de Trabalho no Cotidiano dos Meninos e Meninas Trabalhadores da UFSCar. |
Roseli Esquerdo Lopes; Diana Basei Garcia |
Article |
2010 |
Educação profissional, pesquisa e aprendizagem no território: notas sobre a experiência de formação de terapeutas ocupacionais. |
Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba; Michelle Selma Hahn |
Experience report |
2010 |
Reconstruindo Trajetórias de Jovens no Jardim Gonzaga: da prática do ato infracional às relações dentro da instituição escolar. |
Beatriz Prado Pereira. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2011 |
Percursos juvenis e trajetórias escolares: vidas que se tecem nas periferias das cidades. |
Carla Regina Silva. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Ph.D. Thesis |
2011 |
Oficinas de Atividades com Jovens da Escola Pública: Tecnologias Sociais entre Educação e Terapia Ocupacional. |
Roseli Esquerdo Lopes; Patrícia Leme de Oliveira Borba; Natalia Keller de Almeida Trajber; Carla Regina Silva; Brena Talita Cuel |
Experience report |
2011 |
Acompanhamento Individual e Articulação de Recursos em Terapia Ocupacional Social: Compartilhando uma Experiência. |
Roseli Esquerdo Lopes; Patrícia Leme de Oliveira Borba; Mayra Cappelaro |
Experience report |
2011 |
Escola Pública em Foco: Incidência, Discursos e Dilemas na Relação com o Adolescente em Conflito com a Lei. |
Franciele Dariolli. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2012 |
Educação Sexual para Adolescentes e Jovens: o que preveem os documentos públicos nos níveis federal e estadual em São Paulo. |
Sara Caram Sfair. Orientadora: Marisa Bittar, Coorientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Master's dissertation |
2012 |
Juventude marcada: relações entre ato infracional e a escola pública em São Carlos – SP. |
Patrícia Leme de Oliveira Borba. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Ph.D. Thesis |
2012 |
Adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto e a escola. |
Roseli Esquerdo Lopes; Sara Caram Sfair; Marisa Bittar |
Article |
2012 |
Adolescentes e Jovens em Escolas Públicas de Ensino Médio em São Carlos/SP: Perfil Socioeconômico e a Questão da Violência. |
Roseli Esquerdo Lopes; Carla Regina Silva; Beatriz Rocha Moura; Jorge Oishi |
Book chapter |
2012 |
Trajetórias Juvenis: do cumprimento da medida socioeducativa em meio aberto às relações com a instituição escolar. |
Renata Cacioli Jaime Rodrigues. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2013 |
Em casa, na pista ou na escola é tanto babado: espaços de sociabilidade de jovens travestis. |
Gustavo Artur Monzeli. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Master's dissertation |
2013 |
Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. |
Roseli Esquerdo Lopes; Patrícia Leme de Oliveira Borba; Gustavo Arthur Monzeli |
Article |
2013 |
Conflito, Diálogo e Permanência: o Professor Mediador, o Adolescente que Cometeu Ato Infracional e a Escola. |
Maria Fernanda Jorge Rocha. Orientadora: Marisa Bittar, Coorientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Master's dissertation |
2014 |
Por que ir à escola? O que dizem os jovens do Ensino Médio. |
Beatriz Prado Pereira. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Master's dissertation |
2014 |
Social occupational therapy: conversations about a Brazilian experience. |
Ana Paula Serrata Malfitano; Roseli Esquerdo Lopes; Lilian Magalhães; Elizabeth Townsend |
Article |
2014 |
Recursos e tecnologias em terapia ocupacional social: ações com jovens pobres na cidade. |
Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba |
Experience report |
2014 |
Escola, Juventude e Cidadania: Relação entre a Escola e o Ato Infracional em São Carlos (SP) |
Roseli Esquerdo Lopes et al. |
Research Report |
2015 |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei: subsídios para repensar políticas educacionais. |
Patrícia Leme de Oliveira Borba; Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano |
Article |
2015 |
Historia, conceptos y propuestas en la terapia ocupacional social de Brasil. |
Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba |
Article |
2015 |
Educação sexual para adolescentes e jovens: mapeando proposições oficiais. |
Sara Caram Sfair, Marisa Bittar, Roseli Esquerdo Lopes |
Article |
2015 |
METUIA/UFSCar na escola: 10 anos de atividades |
Karen Garcia de Godoy. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes |
Scientific Initiation Report |
2016 |
Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. |
Beatriz Prado Pereira; Roseli Esquerdo Lopes |
Article |
2016 |
O Professor Mediador Escolar e Comunitário: uma prática em construção. |
Maria Fernanda Jorge Rocha, Marisa Bittar, Roseli Esquerdo Lopes |
Article |
2016 |
A escola pública como temática para a terapia ocupacional social |
Lívia Celegati Pan; Marina Jorge da Silva |
Book Chapter/Experience Report |
2016 |
Juventude e educação: a trajetória constituída pelo não lugar |
Carla Regina Silva |
Book Chapter/Experience Report |
2016 |
Em “Caravana” rumo à promoção de direitos: divulgando e dialogando sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) nas escolas |
Letícia Brandão de Souza; Aline Cristina de Morais |
Book Chapter/Experience Report |
2016 |
Traçados de vida e as marcas do sistema socioeducativo |
Patrícia Leme de Oliveira Borba, Beatriz Prado Pereira |
Book Chapter/Experience Report |
2016 |
Jóvenes pobres em la ciudad: contribuciones de la terapia ocupacional social |
Roseli Esquerdo Lopes; Ana Paula Serrata Malfitano; Carla Regina Silva; Patrícia Leme de Oliveira Borba |
Book Chapter/Experience Report |
2016 |